segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia 34



... como referi no post anterior, a última aula tutorada implicava a criação de um texto sobre um determinado tema... hoje limito-me a transcrever o trabalho de um dos meus meninos do 2º ano, repito 2ºano... palavras para quê... leiam...

" Os animais
Primeiro, o que é que são animais? Animais são seres vivos e se são seres vivos quer dizer que nascem, crescem, reproduzem-se e depois morrem. Podem ser domésticos, como o cão, ou podem ser selvagens como o tigre (Ah, fujam!). Tudo isto é uma coisa, agora vamos para a próxima parte do nosso texto…
Vá, todos comem para viver, e agora vamos falar sobre a sua alimentação. Os que comem carne são carnívoros, os que comem folhas, frutos e legumes são herbívoros e os que comem isto tudo são omnívoros. Ok, agora onde vivem? Primeiro na água, é claro que podem viver na água, como a lontra, o cavalo-marinho e por aí fora. Também podem viver na terra, como cobras e gatos. No ar vivem as águias e as andorinhas.
Podem também nascer de maneiras diferentes. Quase todos os pássaros nascem de ovos e os outros da barriga da mãe.
Agora vamos para o revestimento. Os que têm pelo são cães, lontras, leõs. Os que têm pele lisa são sapos e por aí fora. Alguns têm escamas, como o crocodilo, e todos os peixes. Os que têm penas são águias e galinhas.
Até se deslocam de maneiras diferentes: alguns andam, uns nadam, restejam-se, saltam e por fim voam.
O meu animal preferido é o golfinho porque eu gosto quando eles saltam fora da água e depois caiem lá outra vez. Eu gosto muito de animais!"
D. C.

NOTA: a ilustração também é da sua autoria...





FRASE DO DIA

... caso de leitura "ss"... assim como em cada letra leccionada, também nos casos de leitura é norma pedir-lhes que me digam palavras que se enquadrem no que se lecciona... à medida que me as dizem vou escrevendo no quadro... ora este menino é acompanhado pela terapeuta da fala e uma das suas dificuldades é a pronúncia do som "z"... por essa razão já tinha dito algumas palavras que não correspondiam ao pedido como "mesa", "casa" entre outras... posto isto, e já quase com o quadro totalmente preenchido sai-se com esta: "Ó professor já sei outra. Piça!"... os outros olharam pra mim esperando que lhe ralhasse por tal ousadia... após repararem que não evitei um sorriso, soltaram uma monumental gargalhada... ehehehehehehehehe... ah! a palavra que queria dizer era "pizza"...

0 Comments: