quarta-feira, 4 de março de 2009

O TEU ESPAÇO...


Hoje começo este espaço com uma sessão de esclarecimento destinada aos seus pais e demais educadores... sim, que o saber não ocupa lugar meus amigos...
Está com 2 anos,6 meses e 14 dias, portanto:

Segundo Erikson encontra-se no "...segundo estágio – autonomia/dúvida e vergonha – que é caracterizado por uma contradição entre a vontade própria (os impulsos) e as normas e regras sociais que a criança tem que começar a integrar. É altura de explorar o mundo e o seu corpo e o meio deve estimular a criança a fazer as coisas de forma autónoma, não sendo alvo de extrema rigidez, que deixará a criança com sentimentos de vergonha. De facto, afirmar uma vontade é um passo importante na construção de uma identidade..."

Para Piaget encontra-se no período pré-operatório. "O que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem."

De acordo com Freud, além de seduzir todas as garinas da creche, encontra-se na fase anal. A reter desta fase:
Treinamento dos hábitos de higiene: momento de conflito para todos os envolvidos
• Efeitos significativos na personalidade
• Interferência na satisfação de impulso instintivo: regulação da hora e local para a defecação
• Aprendizagem do adiamento do prazer
• Arma a ser utilizada na relação com os familiares: controle sobre algo que pode optar por agir ou não
• Desafios às tentativas de regulação - pode ser desenvolvida uma “personalidade anal agressiva” ( hostilidade, sadismo, crueldade, possessividade)
• Retenção das fezes - assegurar atenção e afecto - “personalidade anal retentora” - teimosia, poupança exagerada, preocupação com a ordem.


Posto isto, vamos ao que interessa...


Chegou na véspera de carnaval… já não o vi… terça de manhã, cedo rumei à casa da furacão e do bom dia para poder matar as saudades que trazia… tio, padinho e são palavras que já domina mas continuo a ser presenteado com o famigerado tis… ah, e também com aquele sorriso… hoje adjectivo-o de hipnotizante…
A vovó tinha-lhe costurado um fato para se mascarar… um espantalho… estava um espectáculo… infelizmente não o chegou a usar… as calças já não as quis tirar agora o resto tá quieto…
A nossa casa fica bem perto da sede dos organizadores do cortejo cá da terra, os Caminheiros da Gardunha, por isso desde bem cedo se ouviam os bombos a fazer a festa… a primeira reacção, quando passou perto deles, foi de medo mas à medida que se afastavam já lhes imitava os movimentos e dizia: “Pum! Pum! Pum!” … tanto brincou que à hora do desfile começar, dormia profundamente… que nem ele mesmo… ainda acordou a tempo de espreitar o final e ver os avós mas não desfrutou por completo… nisso somos parecidos… por vezes o motor precisa de aquecer bem e isso requer o seu tempo… apesar de tudo gostou do evento… tanto que no dia seguinte quis levar uma sapatilha de cada cor porque era festa… mai nada… no churrasco que se seguiu foi um ver se te avias a comer… fatia de pão numa mão, a fêvera na outra e aqui vai disto… dentada num lado, dentada no outro… quem não é pra comer não é pra trabalhar… tomando certo este dito popular, temos homem!... eheheheheheheheheh...

Os papás abalaram nesse dia à noite mas ele ficou… o trio esfregava as mãos de contente… passou uns dias em grande… sempre com saudades dos pais mas sempre bem disposto… ofereceu duas flores, uma à mina e outra à padrinha juíana… foi muitas vezes à água, como ele diz… é ir a um espaço com umas fontes onde adora atirar pedrinhas para a água… recebeu um peugeot … minhas senhoras, meus senhores, meninos e meninas, eu nunca vi!!!... eu nunca vi tamanha adoração por carros… já conhece várias marcas pelo logótipo… num destes dias fui a pé com ele até à loja e pude constatá-lo… nishan, toióta, mexêdes, renô, opel e o mais popular pêjô… quando lhe aponto para o logo do meu responde: carro do tis… melhor que seat... eheheheh…

É lindo o relacionamento que tem com a mina e com o nando… emociono-me com o sentimento recíproco que os une… sente-se a sua presença… açúcar para o meu espírito é o que sois…

Aqui que ninguém nos ouve…


Desta vez não vou deixar muito tempo até te visitar, por isso me aguarda aí pestinha…
Agradece ao papá as garrafinhas que enviou… Era bom o vinho!
Beijos grandes. Amo-te muito…

1 Comment:

Anónimo said...

Oh Tis, se tu visses a mamã e o papá...estão todos babados com este post.
A mamã fez questão de partilhar com algumas Amigas e sabes o que disseram? Que devias escrever um livro!
Obrigado pela dedicação.Eu também GOSTO MUITO de ti e aguardo a tua visita.
Quanto ao vinho, pode ser que haja mais, eheheheh